Das mil doses de vacinas disponibilizadas para o público que comparecesse no Parque Ayrton Senna, no conjunto Aero Rancho, em Campo Grande, ao menos 600 tinham sido aplicadas até às 14h30 minutos deste domingo, 11, informou a enfermeira Denise Pedrosa, da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Para ela, caso seguisse a movimentação até às 17h a meta de vacinar mil pessoas seria cumprida. A população teve a opção de ir até o local da vacinação a pé, ou de carro. No sábado, ontem, 10, tido como o ‘Dia D’ contra a gripe, foram vacinadas 5.117 pessoas na cidade.
O levantamento foi divulgado pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Sesau. Os dados, no entanto, são parciais, pois as unidades de saúde seguem finalizando a contabilização das doses aplicadas. A ação foi realizada em 16 pontos da cidade, com destaque para as USFs (Unidades de Saúde da Família), responsáveis pela aplicação de 1.378 doses. A estratégia contou ainda com dois drives: o Parque Ayrton Senna, que registrou 1.739 doses aplicadas, e o Corpo de Bombeiros Militar, no centro, que conta com o apoio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), onde 2 mil pessoas foram imunizadas.
QUEM FOI
No período que a reportagem ficou no Parque, entre 13h e 14h, notou-se muitas mães levando os filhos pequenos para a vacinação. Ana Maria, de 5 anos, foi vacinar ao lado da mãe Ana Paula. “Temos de aproveitar essa mobilização. Aqui [Parque] tudo é prático”, disse Maria e a filha, que em 5 minutos imunizaram-se contra a gripe. Márcia Leal Batista foi ao local com as netas Geovanna, 8, Maria Fernanda, 11 e Ana Beatriz, de 14 anos. “Além da vacinação aproveitamos e viemos dar uma passeada”, disse Márcia. A acadêmica da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Patrícia Soares tomou a dose da vacina com dois filhos adolescentes e uma filha pequena. Ela disse que fez questão de ir ao Parque Ayrton Senna por notar que muitos colegas seus da UFMS, professores e estudantes foram contaminados com a gripe. “Melhor se proteger”, disse a universitária.
SINTOMAS
Os sintomas da influenza, a gripe incluem febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e cabeça, e fadiga. Alguns pacientes também podem apresentar calafrios, nariz escorrendo ou entupido, e mal-estar. Em casos mais graves, pode haver dificuldade para respirar, falta de ar, coração e respiração acelerados, e ainda pressão baixa.
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Tempo limpo