Foi realizada nesta terça-feira (26/11) no Sindicato Rural, a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Sidrolândia, com o objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.
Alunos da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade formaram a maioria do público. Após a abertura feita pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Gaspar Martins, e do discurso do presidente da Câmara Municipal, vereador Otacir Pereira Figueiredo, houve a palestra com o Professor Doutor Marcos Vinicius Campelo Junior, vinculado à UEMS, UFMS e INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais).
Os participantes ainda formalizaram as propostas do município e escolheram os delegados locais para representarem Sidrolândia na Conferência Estadual do Meio Ambiente.
A mobilização para as conferências municipais também é reforçada pelo governo federal e por organizações de representação dos municípios que integram a Comissão Organizadora da 5ª Conferência Nacional, como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
Foram apresentadas propostas dentro dos 5 eixos escolhidos para este ano: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental.
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 35°
Chuva