A Polícia Federal deflagrou, nesta terça, uma operação para desmontar uma rede de tráfico de cocaína para cidades do Paraná e de Santa Catarina.
Os investigadores cumprem 36 mandados de busca e apreensão e 27 de prisão preventiva contra alvos localizados em quatro cidades paranaenses — Umuarama, Guaíra, Maringá e Rolândia — e três municípios do Mato Grosso do Sul – Amambai, Naviraí e Mundo Novo.
A ação envolve 160 policiais federais. A investigação teve início no final de 2023, a partir da prisão em flagrante, em Guaíra, de um casal transportando 53 quilos de cocaína. O destino da droga seria cidade de Umuarama. “No decurso do inquérito policial foi possível vincular 11 flagrantes de tráfico de drogas à atuação desta organização criminosa. No total, foi apreendida quase 1 tonelada de cocaína, porém estima-se que, desde 2020, o grupo criminoso tenha transportado mais de 20 toneladas da droga”, diz a PF.
Segundo a investigação, os criminosos carregavam a droga em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e desciam até a região de Katueté, ainda no Paraguai, por uma rodovia brasileira que corta as cidades de Amambai, Tacuru e Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul.
Dentro do Paraguai os criminosos decidiam se retornavam para o Brasil na região de Guaíra ou Foz do Iguaçu. O destino da droga incluía diversas cidades, dentre elas: Umuarama, Maringá e Curitiba, assim como cidades localizadas em Santa Catarina como Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville.
Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 33°
Chuva