Infância (PMPI)
A Prefeitura Municipal de Ribas está elaborando o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), e nestas últimas semanas, vem realizando um processo muito rico de escuta e participação com crianças de 0 a 6 anos, como forma de contribuir com o plano.
Em consonância, com o Plano Nacional pela Primeira Infância (2010-2022), o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), trata-se de um documento estratégico que orienta as ações do município para garantir o desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos. Trata-se um instrumento político e técnico que possibilita fazer investimentos na primeira infância de forma prática e concreta, com resultados possíveis de serem medidos. Ele define diretrizes, metas e programas para promover o bem-estar, a saúde, a educação e a proteção dos direitos das crianças nessa faixa etária, articulando a atuação de diferentes setores e instituições.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal das Educação e a consultoria Técnica Educacional da empresa Suzano, o PMPI já cumpriu com algumas etapas, publicação do Decreto Municipal, instituição da comissão intersetorial, reuniões formativas com comissão e equipes escolares da Educação Infantil e definição dos Eixos estudantes e grupos de trabalho. Encontra-se atualmente no desenvolvimento da fase diagnóstica e da escuta das crianças.
Depois de vivenciarem um processo formativo, os profissionais da educação infantil, iniciaram as escutas com as crianças. Na semana de 21 a 25 de outubro, foram realizadas visitas às escolas, com contação de histórias, com o artista e educador, Victor Narezi, para sensibilizar e mobilizar a participação das crianças se após a história, Narezi e outros membros da comissão organizador, puderam ouvir a opinião dos estudantes, com o apoio de professores e coordenação pedagógica.
Na semana seguinte, as equipes escolares, realizaram novas escutas com mais foco nos registros das crianças, respeitando as formas de expressão de cada faixa etária. As perguntas foram elaboradas pela equipe pedagógica da SED, juntamente, com as coordenadoras pedagógicas e consultoria técnica. As crianças responderam, por meio de falas, desenhos, gestos e pinturas, a perguntas como:
-O que vocês gostam e o que não gostam na cidade?
-Qual a escola do sonho de vocês?
-Como você acham que os adultos devem tratar as crianças?
“Estou encantado com a participação das crianças, muitas respostas surpreenderam, e muito vão contribuir para a comissão intersetorial na elaboração de metas e ações do PMPI”, nos conta Rafael Cruz, gerente da educação infantil da Secretaria de Educação e membro da comissão organizadora e intersetorial.
O processo ainda está acontecendo nas escolas da rede municipal e ainda precisa expandir para a escuta das crianças da rede particular, pois o PMPI é para a garantia de todas as crianças do município. O plano segue com suas etapas de elaboração, sendo elas, elaboração das metas e ações e entrega da primeira versão para a aprovação do poder legislativo.
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 35°
Chuva