Segunda, 22 de Julho de 2024
67 9 9223-1279
Anúncio
Cidades MS

Feira Literária de Bonito chega à sua 8ª edição com apoio de Vander

O tema de 2024 é "Literatura: Fronteiras e Travessias".

05/07/2024 14h08
Por: Tribuna MS Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
A 8ª edição da Feira Literária de Bonito (Flib) começa nesta quarta-feira (3) e vai até sábado (6), na Praça da Liberdade, na Capital Nacional do Ecoturismo, com uma vasta programação gratuita. O tema de 2024 é "Literatura: Fronteiras e Travessias".
A Flib conta novamente com o apoio do deputado federal Vander Loubet, que pela terceira vez destina uma emenda parlamentar para apoiar a realização da Feira, consolidando-se como o deputado da cultura em Mato Grosso do Sul.
"Me orgulha muito poder apoiar eventos como esse, que não só buscam aumentar o acesso da população à cultura - nesse caso, incentivar a leitura e o gosto pelo conhecimento - como também promovem o turismo, uma atividade altamente geradora de emprego e renda para Bonito e para o nosso estado", destaca Vander.
A 8ª edição explorará as diversas fronteiras que permeiam as letras e a vida, abordando aspectos como gênero, cultura, política, limites geográficos e divisões de raça e etnia. A literatura, destacada como um espaço de transbordamento e imaginação, será utilizada como um meio para provocar debates sobre trocas de saberes e vivências.
"A Flib promete ser um espaço de reflexão e celebração da literatura, incentivando trocas culturais e sociais por meio das palavras e das histórias que atravessam e conectam fronteiras", pontua Maria Adélia Menegazzo, curadora da Feira.
Entre os homenageados desta edição estão Helio Serejo, reconhecido escritor e poeta de Nioaque; Graciliano Ramos, famoso romancista e cronista alagoano; e Aglay Trindade, escritora aquidauanense que dedicou suas obras à vida pantaneira e suas histórias.
Escritores confirmados
A programação do evento inclui palestras com grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, como a ilustradora e roteirista Janaína Tokikaka, que tem mais de 20 obras voltadas ao público infantil e juvenil e desenvolveu séries para Netflix e Disney Plus; o poeta Douglas Diegues que abordará poesia e literatura nas fronteiras desconhecidas do Brasil com o Paraguai, destacando sua escrita em Portunhol Selvagem; e o premiado escritor Jeferson Tenório trazendo sua experiência como professor, doutor em teoria literária e autor do romance "O avesso da pele", ganhador do Prêmio Jabuti de melhor romance em 2021.
Além das palestras, a programação traz bate-papos com Geovani Martins, conhecido por suas vivências nas favelas do Rio de Janeiro e autor do livro de contos "O sol na cabeça" e o romance "Via Ápia", e com Socorro Acioli, jornalista e doutora em Literatura, que ganhou o Prêmio Jabuti com "Ela tem olhos de céu" e publicou obras como "A cabeça do santo" e "Takimadalar, as ilhas invisíveis".
Para promover ainda mais os debates acerca das letras, serão realizadas ainda rodas de conversa com temas variados, como "Mulherio das Letras: atravessamentos poéticos", mediado por Tania Souza, e "Encontro de representantes dos povos do Pantanal com Kaká Werá", mediado por Denise Silva. Outros tópicos incluem "A poesia além do limite da voz" com Jô Freitas, mediado por Karina Vicelli, e "Literatura: fronteiras e travessias" com Maria Adélia Menegazzo, Álvaro Banducci e Marcelle Saboya.
A programação traz ainda oficinas especiais, que serão oportunidades de aprendizado em diversas áreas. Susana Ventura, doutora em Letras pela USP, ministrará a oficina "Entrelaçamentos - a literatura para o público infantil"; a atriz Amarilis Irani conduzirá a oficina "Brincadeiras africanas", enquanto a atriz e diretora Lígia Prieto liderará a oficina "Escritos cênicos, outras travessias".
A música também não ficará de fora da Flib 2024. Durante a Feira, o cantor e compositor Renato Teixeira apresentará seu show "Estrada eu sou", com canções de uma carreira com mais de 40 anos de sucessos.
Sobre a Feira
A programação da Feira Literária de Bonito (Flib) é aberta a todos os públicos e 100% gratuita. Ela é realizada pelo Instituto Imole, organizada pela Bolt Realizações e tem o apoio do Sistema Fecomércio, do Sesc MS, do deputado federal Vander Loubet por meio de emenda parlamentar, da Prefeitura Municipal de Bonito, da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito (Sectur), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), do Governo de Mato Grosso do Sul e do Governo Federal através do Ministério da Cultura.