Como prevenir a cárie dentária


 
As caries e o processo de decomposição podem ser prevenidos As caries e o processo de decomposição podem ser prevenidos

A caries dental é um processo que envolve um equilíbrio da perda de minerais e a substituição de um dente com o passar do tempo como resposta aos ataques diários com ácido resultantes do consumo de alimentos. As caries e o processo de decomposição podem ser prevenidos, trabalhando de perto com seu profissional da odontologia e acompanhando suas indicações e recomendações. Comer alimentos adequados no momento certo e evitar os alimentos ou lanches entre refeições também pode ajudar a diminuir seu risco. Escovar-se os dentes com uma pasta dental com flúor pelo menos duas vezes por dia é um passo crítico para o equilíbrio do "tira e afrouxa" nas superfícies dos dentes e prevenir o processo de caries nos dentes que, continuando assim, tornam-se cavidades maiores. Examinemos este processo.

O que é a cárie dentária?

A formação da cárie dentária, ou "cavidades", envolve três fatores principais:

os alimentos ou bebidas ingeridas (a dieta). as bactérias na placa. seu atual estado de saúde oral.

As bactérias interagem com os alimentos que ingere para produzir produtos de resíduos em forma de ácidos, provocando uma avaria ou desmineralização das áreas por debaixo da superfície do dente. Esta decomposição da superfície do dente é a cárie dentária.

Pense desta forma: Cada vez que você come, um ataque ácido sobre o dente acontece. Acontece um contra-ataque do seu corpo ao lavar a comida e ácidos com saliva. A saliva não somente regula ou neutraliza os ácidos, também contém minerais (cálcio e fosfato) que reconstroem as áreas do dente que foram desmineralizadas ou atacadas pelos ácidos. Este processo de reconstrução é chamado de "remineralização". Estas séries de ataques e reconstruções são uma espécie de "tira e afrouxa" na sua boca. É a maneira que seu corpo tem para lhe ajudar a proteger seus dentes dos problemas quotidianos. Porém, compreendendo totalmente a causa da cárie dentária, e observando cada um desses fatores mais de perto, podemos buscar outras formas de prevenir a cárie dentária.

Alimentos e bebidas. Os alimentos e bebidas ingeridos durante períodos prolongados de tempo entre as comidas podem inclinar a balança da remineralização / desmineralização em favor do processo de decomposição. Os alimentos grudentos, como balinhas e uvas passas, devem se evitar os lanches entre refeições, porque o ataque ácido é muito forte como para que a saliva possa prevenir e reparar. Comer esses alimentos durante uma refeição, no entanto, muda a situação e permite que você e seus dentes saiam vencedores.

Se é permitido que as crianças fiquem dormidas com uma mamadeira, ou se ficam com a garrafa o tempo todo, e o liquido, seja leite, suco de frutas ou outras bebidas, possam ser utilizados pelas bactérias para produzir, o que pode envolver que uma cárie dentária aconteça. Isso é chamado de "cárie de mamadeira".

Para ajudar na prevenção da cárie dentária, deve se limitar a ingestão de açúcar, os alimentos grudentos e as bebidas açucaradas entre refeições.

Bactérias da placa.

As bactérias da placa nos dentes devem ser retiradas mediante escovação pelo menos duas vezes por dia, e através do uso do fio dental uma vez por dia. Em geral, um dente limpo pode se manter saudável. Algumas bactérias são mais propensas a ocasionar cárie, já que podem utilizar os açúcares e amidos que você ingere melhor do que outros. As bactérias denominadas estreptococos mutans e lactobacillus são dois responsáveis disso. Todos temos pequenas quantidades deste tipo de baterias na boca, mas as vezes pode estar presente em maiores níveis. Nessas situações, você estaria em maior risco de cárie ou maior chance de perder o já conhecido "tira e afrouxa". Sua equipe dental pode usar uma amostra da sua saliva para medir os níveis destas bactérias.

O estado atual de saúde oral.

A terceira parte primordial da situação na cárie dentária seus dentes e boca. Isso inclui tudo, desde a forma que os dentes têm, a sua posição, sua saliva, seu tratamento dental e os hábitos da sua saúde oral. Sua saliva é muito importante, já que poderia desacelerar a perda de mineral dos dentes e sua substituição no processo de remineralização. No entanto, existem ocasiões nas quais algumas condições ou medicamentos mudam a quantidade e o tipo de saliva na boca, o que permite o avanço do processo de cárie sem que nada o possa parar.

Formas de ajudar a prevenir a cárie dentária.

Selantes: Os profundos sulcos e fossas em alguns dentes, como os molares, podem também ser pontos problemáticos para o deterioramento. Uma forma de prevenir este tipo de deterioramento é fazer com que sua equipe dental recubra essas zonas com uma camada de material plástico selante. Quando os selantes ficam endurecidos, agem como uma barreira protegendo a superfície dos dentes da placa bacteriana e os ácidos.

Suplementos com flúor: o flúor também tem um papel fundamental na prevenção do deterioramento dental. Adicionando flúor a sua agua ou incluindo um enxague com flúor na sua rotina oral diária, você pode ajudar melhor a proteger seus dentes das cáries e das bactérias. Os suplementos de flúor também estão disponíveis e podem ajudar a manter a sua boca limpa e saudável.

Pastas com flúor: Uma das melhores formas de prevenir a perda de mineral dos dentes ou desmineralização e ajudar no processo de remineralização é usar uma pasta contendo flúor. Uma pequena porção usada diariamente ajuda a balançar o "Tira e afrouxa" em seu favor. Muitos estudos científicos feitos durante muito tempo têm provado que essa é uma das mais efetivas formas de prevenir o deterioramento dental. Novos avanços na tecnologia de pastas dentais têm feito muito melhor incluindo componentes antibacteriais, tais como o estanho presente no fluoreto de estanho.

Oral B

Envie seu Comentário