Desastre ambiental no rio verde preocupa vereadores de Ribas

11/04/2013 17h24 - Atualizado em 11/04/2013 17h24

Desastre ambiental no rio verde preocupa vereadores de Ribas do Rio Pardo

 
 
Vereadores Angelo da Silva (PSC), Adalberto Alexandre-Betinho (PRTB),  e Adão Coene. Vereadores Angelo da Silva (PSC), Adalberto Alexandre-Betinho (PRTB), e Adão Coene.
 
Na natureza, a cheia é a senha para que os peixes subam o rio, à procura das águas mais limpas das nascentes Na natureza, a cheia é a senha para que os peixes subam o rio, à procura das águas mais limpas das nascentes

Piapara, em grande quantidade estão morrendo nas águas do rio verde, entre Água Clara e Ribas do Rio Pardo, de vários tamanhos elas flutuam até as margens, Os peixes foram encontrados mortos entre o fim de semana e segunda-feira (08-04). O desastre ambiental ocorre abaixo da represa da Usina Hidrelétrica São Domingos.

Conforme moradores ribeirinhos a mortandade acontece na área de influência da hidrelétrica, que fica entre as duas cidades, acima da hidrelétrica, não há nenhuma alteração. As causas do fenômeno ainda são desconhecidas, podendo ser natural ou provocada pelo homem.

O assunto foi destaque na sessão desta terça-feira (09) na Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, os Vereadores Adalberto Alexandre-Betinho (PRTB), Angelo da Silva (PSC) e Diony Erick (PSDC), disseram na tribuna que já entraram em ação e juntamente com Vereadores de água Clara estão acionando os órgãos de defesa e preservação ambiental, IMASUL, PMA, entre outros, para solucionar o problema rapidamente.

A preocupação com a vida aquática diante dos impactos ambientais da hidrelétrica, que será inaugurada até julho pela Eletrosul, leva grande preocupação aos parlamentares, as entidades ambientais, bem como a toda população, pois o cenário no rio próximo a usina, pode ficar sombrio, se não for tomadas medidas preventivas para sustentação do meio ambiente.

Piracema- A ida dos peixes rio acima deflagra um processo biológico e prepara as espécies para desova, devendo estar livre o acesso para a subida, Na natureza, a cheia é a senha para que os peixes subam o rio, à procura das águas mais limpas das nascentes. No caminho, a fêmea perde gordura, aumentado a cavidade abdominal, além do dispêndio de energia auxiliar na maturação das ovas.

Usina- Após ter a obra embargada por falta de projeto para transposição dos peixes na hidrelétrica São Domingos, a Eletrosul abriu licitação para a construção de rampa de acesso ao Rio Verde. A obra será para captura de peixe durante o período de piracema. As propostas serão abertas no próximo dia 28. Depois de ficar paralisada por duas semanas, a obra, localizada em Água Clara, foi retomada em 9 de abril.

o secretário de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Negreiros, disse que foram identificadas espécies que precisam fazer a subida do rio para a desova. Não bastando, por exemplo, retirar os cardumes e transportar para cima .

ALERTA

O Comandante da Polícia Ambiental de Três Lagoas e região, Tenente Gildo de Souza, alerta à população para não consumir esses peixes machucados, pois ainda que estejam vivos, estão doentes e podem causar danos à saúde.

São Domingos- Cerca de 400milhões estão sendo investidos objetivando produzir 48MW, energia suficiente para sustentar uma cidade com 500 mil habitantes. O enchimento do reservatório da Eletrosul, provocará inundações em pelo menos 25 propriedades, levando a companhia a investir mais de R$ 11 milhões em compensação ambiental.

Em nota, a Eletrosul esclareceu, após ser informada da mortandade, que iniciou a apuração do caso, mas não era possível, ainda, estabelecer nenhuma relação entre a mortandade das espécies e as ações da Hidrelétrica São Domingos. Especialistas foram acionados para avaliar o fenômeno. Só depois dessa análise é que a empresa poderá se manifestar de forma mais objetiva.

 
Depois de ficar paralisada por duas semanas, a obra, localizada em Água Clara, foi retomada em 9 de abril. Depois de ficar paralisada por duas semanas, a obra, localizada em Água Clara, foi retomada em 9 de abril.

Envie seu Comentário

Por: Gil Nei